A psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas particularidades, bem como as dificuldades individuais ou coletivas do aprendiz. Para tanto, faz uso de conhecimentos da pedagogia, da psicanálise, da psicologia e da antropologia.

Os psicopedagogos são profissionais preparados para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, identificando, analisando, planejando e intervindo através das etapas de diagnóstico e acompanhamento.

Como se dá o trabalho psicopedagógico?

O profissional capacitado fará uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis para conversar sobre as etapas do acompanhamento, o detalhamento do momento do aluno com dificuldade, e sobre o histórico de vida pessoal e escolar em uma entrevista chamada anamnese, com os pais ou responsáveis.

Após o diagnóstico o profissional poderá identificar problemas de aprendizagem. Neste caso ele indicará um tratamento psicopedagógico e/ou outro profissional a depender do caso.

O tratamento psicopedagógico?

Durante o tratamento são realizadas diversas atividades com o objetivo de identificar a melhor forma de aprendizado para o cliente e o que poderá estar causando o bloqueio. Para alcançar tais objetivos, o psicopedagogo utiliza recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras e outras situações que forem oportunas.

A criança ou o adolescente, muitas vezes, não consegue falar sobre seus problemas e é através de desenhos, jogos, brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua dificuldade. É por meio dos jogos que a criança adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder, desenvolve o raciocínio, aprende a se concentrar e adquire maior atenção.

O psicopedagogo solicitará, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudando o aprendiz a compreender estes erros.

Marcela Andrade
Psicopedagoga

                                                                                 O que é a psicopedagogia?